quarta-feira, 14 de março de 2018

ONU homenageia físico Stephen Hawking nas redes sociais.

“As Nações Unidas perderam um amigo, e o mundo perdeu um forte defensor da ciência em prol do bem comum”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o falecimento do astrofísico britânico Stephen Hawking, nesta quarta-feira (14). Em sua conta no Twitter, o chefe da Organização disse que o cientista “era uma força cósmica e uma inspiração”.
Guterres acrescentou que Hawking “nos ensinou os mistérios do espaço sideral e o potencial do nosso eu interior”.
Também no Twitter, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lembrou que, além de ser um dos maiores astrofísicos do nosso tempo, Hawking “se tornou uma inspiração e um ícone para pessoas com deficiência em todo o mundo”. “Eu saúdo sua coragem e seu compromisso com a ciência e com melhorias nas vidas das pessoas com deficiência”, ressaltou a dirigente.
A conta oficial da UNESCO na rede social descreveu o físico como “um intérprete do universo e defensor das tecnologias de informação e comunicação para as pessoas com deficiência”.
A página acrescentou que “o professor Hawking incorporava os valores da UNESCO para compartilhar conhecimento e empoderar as pessoas”. “Sua estrela brilhará resplandecentemente para sempre no Universo”, completou o perfil da UNESCO.

ATO DE FILIAÇÃO DE FÁBIO DANTAS OCORRERÁ DIA 17, PRÓXIMO SÁBADO.

O Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Norte (PSB-RN) realizará reunião extraordinária do seu diretório estadual em evento onde serão homologadas as fichas de filiação de lideranças municipais e estatuais, como a do vice-governador do Estado, Fábio Dantas.

O ato acontece no próximo sábado (17), a partir das 9h30, no Clube América, em Natal, e deve contar com a participação de lideranças dos municípios nos quais o partido tem representação e de mandatários socialistas de outros estados do país.

Cristiane Dantas requer conclusão da reforma da biblioteca Câmara Cascudo.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) cobrou ao Governo do Estado informações sobre a previsão de conclusão da reforma da Biblioteca Pública Câmara Cascudo. O pleito foi feito através de requerimento destinado à Fundação José Augusto, responsável pela obra. Em sua solicitação, a deputada apontou que esta é a segunda vez que reivindica as informações desde que iniciou o mandato na Casa. A primeira foi em março de 2015.

“A Biblioteca Pública Câmara Cascudo é uma das maiores do Rio Grande do Norte, com acervo de mais de 100 mil livros e encontra-se fechada ao público desde 2012 por problemas na infraestrutura como infiltrações, vazamentos e ausência de local adequado para a conservação do acervo que têm obras históricas”, disse Cristiane.

A parlamentar lembrou que a reforma foi iniciada em abril de 2013 e deveria ter sido finalizada em um ano, mas sofreu uma série de atrasos e ainda não foi concluída, resultando em aumento de gastos ao Poder Público. “Inicialmente a reforma foi orçada em R$1,5 milhão com recursos do Ministério da Cultura (MinC). A previsão inicial de conclusão e reabertura ao público era para 2014. O que não aconteceu. Desde então, o serviço se arrasta, chegando a ser paralisado mais de uma vez. Uma delas, inclusive, por determinação do Ministério da Cultura, pelo fato do serviço executado não estar de acordo com o projeto. Até hoje a obra já consumiu cerca de R$ 5 milhões que poderiam ter sido poupados caso tivesse sido dada prioridade para execução do serviço”, justificou a parlamentar.

No requerimento Cristiane Dantas ainda solicita a previsão de contratação de bibliotecários e quadro de pessoal necessário para o pleno funcionamento da biblioteca, quando a obra for concluída. “A fim de não correr o risco de terminar o serviço e o prédio permanecer fechado ao público”, finalizou.

ELEIÇÕES 2018 - CONFIRA O CALENDÁRIO COM AS PRINCIPAIS DATAS.

As Eleições Gerais 2018, que ocorrerão no dia 7 de outubro — em primeiro turno — e no dia 28 de outubro — nos casos de segundo turno —, já têm calendário com as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Os eleitores votarão para eleger presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. As modificações introduzidas pela Reforma Política (Lei n°13.487/17 e Lei nº 13.488/17), aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro deste ano, também foram incorporadas ao calendário do pleito de 2018.

CONFIRA O CALENDÁRIO ELEITORAL 2018.

1º/01: Primeiro dia para registrar pesquisas de opinião junto à Justiça Eleitoral; 

1º/04 a 30/07: Período em que o TSE promoverá propaganda institucional em rádio e TV; 

Até 7/04 (seis meses antes): Último dia para filiação partidária e registro de partidos; 

7/04 (seis meses antes) até a data da cerimônia de lacração dos sistemas (ainda não definida): Período em que o TSE disponibilizará softwares das eleições para acompanhamento da OAB, do MP e de partidos; 

9/05: Último dia para transferência de domicílio eleitoral. O eleitor DEVE regularizar o título e fazer outras atualizações no cadastro; 

18/06: Data em que a Justiça eleitoral divulgará o valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; 5/07 a 5/08: Período de propaganda intrapartidária. Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem se autopromover, junto dos filiados de seu partido político, para que o escolham como candidato; 7/07: Início de condutas vedadas aos agentes públicos; 

17/07 a 23/08: Período de habilitação do eleitor para voto em trânsito; 

20/07 a 5/08: Período para as convenções partidárias escolherem as coligações e os candidatos; 

20/07: Início da proibição de enquetes relacionadas ao processo eleitoral; 

20/07 a 15/08: Período para requerimento de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral; 

CALENDÁRIO OFICIAL 16/08 até 5/10: Período da propaganda eleitoral nas ruas e na Internet; 15/08 até 24/08: Período para elaboração do plano de mídia pelo TSE e TREs; 

31/08 a 4/10: Período da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV; 7/09: Último dia para preenchimento das vagas remanescentes para as eleições proporcionais; 

9/09: Data da 1º parcial da prestação de contas; 

17/09: Data do julgamento de todos os pedidos de registro de candidatura; 

22/09 a 7/10: Período em que nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito; 

2/10 a 9/10 (após as 17h): Período em que nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito, por sentença por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto; 4/10: Último dia para debates, comícios, reuniões públicas ou promoção de comícios; 

16/08 a 6/10 (até 22h): Período para distribuição de material gráfico, caminhada, carreata e carro de som; 7/10: Votação do primeiro turno; 

28/10: Votação do segundo turno.


INFORMAÇÕES: TSE